Solucionando problema impressão DEFEITO RIBBON

PRINTEK – boletim técnico IT-003 – Solucionando problema impressão DEFEITO RIBBON.
IMPRESSORA TÉRMICAS GERAL
Em nosso boletim desta semana vamos a mais um guia de solução de problemas de impressão. Este pequeno tutorial vale para qualquer impressora térmica, observando claro as peculiaridade de cada equipamento.
PROBLEMA: Você manda para impressora uma certa quantidade de etiquetas para imprimir, com seus textos e códigos de barras (usando ribbon), mas a impressora solta as etiqueta em branco, sem impressão.
O que aconteceu?
Mutios poderiam neste momento condenar a etiqueta (que é mais fácil) ou “crucificar” o fornecedor (que também é bem cômodo), mas acreditem ou não o problema pode ser do ribbon, um defeito que pode ter vindo da fábrica, neste caso foi rebobinado (enrolado) do lado errado ao que normalmente seria o correto. Neste caso a “tinta” que deveria estar do lado externo (para as Zebras) está do lado interno ou se interno (para demais impressoras) esta do lado externo.


Para saber se este é o problema vamos proceder o simples teste a seguir:
1. abra a tampa (capa ou carcaça) da impressora para que você possa ter acesso ao ribbon
2. pegue um pedaço de fita adesiva (o famoso durex) ou mesmo com uma etiqueta adesiva
3. cole a parte da fita ou da etiqueta sobre o ribbon do lado que este entra em contato com as etiquetas no momento da impressão, veja a imagem ao lado
4. agora descole a fita ou etiqueta e veja se ficou presa na cola a“tinta” do ribbon.
Se a fita ou etiqueta sair sem nada, limpa, é porque o ribbon esta do lado errado, para comprovar isso cole do outro lado (oposto ao que você fez o teste) e verifique. Neste caso a solução é substituir o ribbon por outro que esteja enrolado do lado correto. Este defeito muitas vezes não ocorre somente por erro do fabricante, mas também do setor de compras, que pode confundir os modelos e comprar um ribbon externo quando na realidade é um interno e do pessoal de produção, que por falta de atenção poderá montar o ribbon de forma contrária o que levaria invertar o lado da fita.
IMPORTANTE: se você tentar usar o ribbon com defeito poderá causar danos a cabeça da impressão e neste caso o prejuizo é muito maior. Ao constar que o ribbon foi montado ao contrário você deve imediatamente substitui-lo por um ribbon correto e limpar a cabeça de impressão com os produtos apropriados indicados pelo fabricante da impressora.

SOLICITE HOJE MESMO UM REPRESENTANTE PRINTEK (27)3245.4566

BOLETIM TÉCNICO PRINTEK é uma iniciativa da Printek Etiquetas e Rótulos Ltda. Todos os direitos reservados, não é permitda a reprodução total ou parcial do texto e imagens sem a autorização. Desenvolvido por: Robson Yuri – Desenvolvimento de Produtos e Soluções para PRINTEK – dúvidas (27)9225.9138. yuri@printek.com.br
PRODUTOS PRINTEKetiquetas e rótulos em couchê, BOPP, poliéster, PS, Tyvek, PET, transtherm, etc. Etiquetas para automação, logística, automação comercial, etiquetas térmicas e de balança, ribbon, soluções em RFID e identificação de produtos. Fabricamos etiquetas e rótulos para: indústrias moveleiras, farmacêuticas, setores duas e quatro rodas, indústrias químicas e petrôleo, cosméticas, transportes de pessoas e cargas, empresas de logísticas, importação e exportação, marmores, granitos e rochas, supermercados e atacadistas, comércio em geral.

ZEBRA, TLP2844, S4M São marcas da Zebra Technologies. Este boletim é ilustrativo e orientativo e não substitui de forma nenhuma o manual oficial fornecido pela empresa fabricante do equipamento que aconselhamos sempre consultar em caso de dúvidas.

4 Comments

  1. Marcelo Quirino-Reply
    20/02/2014 at 14:37

    minha impressora ZEBRA S4M , está imprimindo as etiquetas com defeito , ou seja , no lado direito das etiquetas , o código de barras sai com defeito . o que devo fazer ?

    • 17/03/2014 at 16:37

      Olá Marcelo,

      tente verificar o alinhamento dos cartuchos na impressora.
      Caso não resolva, contacte o fabricante da impressora.

  2. Lina Benedicto-Reply
    29/10/2014 at 15:21

    Essa dica conseguiu tirar uma das dúvidas, e verifiquei que o ribbon está correto. Então onde mais pode ser o problema? Verifiquei tb que o ribbon fica marcado com os dados da etiqueta ou do teste, mas não imprime na estiqueta. Tenho uma Datamax Alegro.

  3. Carolina Rojo-Reply
    10/08/2015 at 09:21

    A Ribbon aqui do restaurante imprime etiquetas grandes e etiquetas pequenas que ja foram cadastradas a tempos. Antes quando mudavamos a etiqueta grande para a pequena ela se ajustava automaticamente, mas agora quando mudamos a impressão da etiqueta grande para a pequena a impressora não acompanha esta troca continuando na formatação grande e desperdiçando 50% das etiquetas pequenas, imprimindo no formato um sim um não. Como formato o tamanho de cada etiqueta para a impressão correta?

Leave A Comment