Problemas e Soluções de Impressão de Código de Barras

PRINTEK – boletim técnico IT-004 – PROBLEMAS E SOLUÇÕES IMPRESSÃO CODIGO BARRAS.
IMPRESSORA TÉRMICAS GERAL
O guia abaixo traz os principais problemas de impressão térmica com códigos de barras e suas prováveis soluções. Seguindo este guia você poderá obter o máximo de aproveitamento das etiquetas fabricadas pela PRINTEK e excelente qualidade na impressão sem perdas de dados ou inforações.

PROBLEMA DESCRIÇÃO POSSÍVEL SOLUÇÃO
Baixa qualidade na impressão do código de barras, barras falhando ou incompletas Pode ocorrer por conta da velocidade, uma forma de eliminar o problema é diminuir a velocidade de impressão. Pode ser feito via software ou através do próprio painel da impressora (dependendo do modelo)
Impressão não legível ou falhando nas laterais Este problema geralmente ocorre em consequência da temperatura. Diminua a temperatura e verifique também a pressão da cabeça de impressão que também interferem neste item. A temperatura pode ser alterada via software ou painel da máquina (depende modelo) a pressão da cabeça somente na impressora (dependendo do modelo pode ser fixo)
Margens da impressão falhadas ou transparentes Neste caso devemos aumentar a temperatura da de impressão em 1 ou mais níveis (faça o aumento de um em um) até encontrar o equilíbrio da qualidade de impressão, velocidade e temperatura. Alterações na velocidade podem gerar erros similares.
Código sem definição em suas margens ou bordas Além do problema de temperatura baixa este problema pode indicar ainda a incompatibilidade do ribbon com o substrato (etiquetas) que você esta utilizando. Neste caso aumente a temperatura ou substitua o ribbon.
Imagem tranparente ou muito clara Este defeito pode ser resultado de: superaquecimento da cabeça de impressão, temperatura muito baixa ou ribbon colocado do lado errado. Verifique em ordem o ribbon e a temperatura em busca do melhor diagnóstico.
Falhas na impressão. Este defeito, quando constante, ocorre por sujeira na cabeça de impressão ou no rolo puxador. A limpeza com produto indicado pelo fabricante resolve este problema. Porém, se as falhas continuarem em um mesmo local, mesmo após a limpeza, pode indicar que há riscos (pifs) ou áreas queimadas que somente a substiuição da peça resolve.
Falhas generalizadas nas barras Indicam que pode ser incompatibilidade do ribbon e material da etiqueta. Substitua o ribbon por outro (Cera, Resina, Misto, etc).

 

 

OUTROS PROBLEMAS QUE PODEM SURGIR

 
BARULHO ALTO NA IMPRESSÃO DAS ETIQUETAS
Quando a temperatura e muito alta pode gerar este tipo de problema. Uma forma de solucionar este problema é entrar na configuração de temperatura da impressora (via softwrare ou no próprio painel da impressora quando esta permite) e ir diminuindo a temperatura de 1 em 1 até encontrar um ponto de equilíbrio entre qualidade e a eliminação do ruido.

 
RIBBON RASGANDO OU ARREBENTANDO NA IMPRESSORA.
Não é raro encontrar impressoras que rasgam o ribbon, isso é consequência da pressão da cabeça de impressão. Outro fator que influência na ruptura do ribbon é a temperatura alta na cabeça ou até se a impressora estiver selecionada com a opção de Ribbon OFF (quando fazemos impressão térmica direto). Verifique estes pontos por ordem de Ribbon OFF, temperatura e pressão da cabeça e o problema será eliminado.

 
SOBRE OS RIBBONS E SEUS TIPOS
Muitos dos nossos clientes nos consulta em busca de soluções para suas aplicações. A PRINTEK, através do Desenvolvimento de Produtos e Soluções, orienta seus clientes quanto ao melhor tipo de adesivo, substrato (mídia ou frontal) e ribbon que deve ser utilizado para obter os resultados esperados. Que ribbon usar é a pergunta que mais dúvidas gera em nossos clientes, e por este motivo abaixo damos uma pequena ideia de como selecionar o tipo de ribbon para a etiqueta que você pretende imprimir. IMPORANTE: este guia abaixo é apenas orientativo, testes e características da leitura e vida útil da etiqueta devem ser levados em consideração para o perfeita escolha do ribbon.

 
O QUE É RIBBON?
Nada mais é que uma película (filme) de poliester muito fino com aplicação de um revestimento de cera, misto ou resina pigmentados que através de calor e pressão são transferidos para um substrato (em nosso caso etiquetas). Os ribbons são chamados de TTS (Thermal Transfer Ribbons) e consiste em uma impressão indireta por assim dizer, pois esta entre a etiqueta e a cabeça de impressão. Por impressão direta não precisamos de ribbon, pois o papel possui uma película que reage com o calor (lembra-se do FAX, aquele papel é um exemplo de impressão direta e revestimento que reage ao calor).

 
ONDE DEVO USAR O RIBBON DE CERA?
O ribbon de cera é o mais “amigável” que existe. Ele imprime em qualquer substrato sem muita dificuldade, com baixa temperatura e uma definição invejável. Sua resistência ao atrito no entanto é baixa, também é baixa a resistência a certos produtos químicos. Mas com o ribbon de cera você pode imprimir em: etiquetas de papel, transtherm, papéis fluorecentes, chapados, couchê, tags, polietileno, BOPP, OPP, PP, PS, filmes, e tantos outros.

O RIBBON CERA+RESINA OU SIMPLESMENTE MISTO DEVE SER UTILIZADO QUANDO?
Este ribbon é uma combinação harmoniosa da cera com a resina. É um bom ribbon para ser utilizado em poliolefínicos (filmes plásticos), etiquetas envernizadas. Usamos para impressão de etiquetas que devem ter maior resistência dos dados e longividade nas informações como etiquetas de bens duráveis, selos de segurança e etiquetas para indústria duas e quatro rodas.

 
RIBBON DE RESINA, ONDE JUSTIFICA-SE SEU USO?
Ele é utilizado onde o ribbon misto não pode ser usado, onde queremos alta resistência nos dados impressos, qualidade e durabilidade das informações e onde a abrasão, intemperes, umidade e produtos químicos estejam presentes de forma direta.

 

SOLICITE HOJE MESMO UM REPRESENTANTE PRINTEK (27)3245.4566

BOLETIM TÉCNICO PRINTEK é uma iniciativa da Printek Etiquetas e Rótulos Ltda. Todos os direitos reservados, não é permitda a reprodução total ou parcial do texto e imagens sem a autorização. Desenvolvido por: Robson Yuri – Desenvolvimento de Produtos e Soluções para PRINTEK – dúvidas (27)9225.9138. yuri@printek.com.br

 
PRODUTOS PRINTEK – etiquetas e rótulos em couchê, BOPP, poliéster, PS, Tyvek, PET, transtherm, etc. Etiquetas para automação, logística, automação comercial, etiquetas térmicas e de balança, ribbon, soluções em RFID e identificação de produtos. Fabricamos etiquetas e rótulos para: indústrias moveleiras, farmacêuticas, setores duas e quatro rodas, indústrias químicas e petrôleo, cosméticas, transportes de pessoas e cargas, empresas de logísticas, importação e exportação, marmores, granitos e rochas, supermercados e atacadistas, comércio em geral.

 
ZEBRA, TLP2844, S4M São marcas da Zebra Technologies. Este boletim é ilustrativo e orientativo e não substitui de forma nenhuma o manual oficial
fornecido pela empresa fabricante do equipamento que aconselhamos sempre consultar em caso de dúvidas.

Leave A Comment