Website Malware Scan

PRINTEK – boletim técnico IT-001 – Erros Impressão térmica
IMPRESSORA ZEBRA S4M

Muitas vezes ao se imprimir uma etiqueta em impressoras do tipo térmica, com ribbon, não obtemos boa qualidade.  Códigos de barras e textos falhados são os casos mais comuns.  A primeira reação do operador é condenar a etiqueta, principalmente quando o material é um BOPP (plástico) ou quando é um novo tamanho ou formato de etiqueta. Mas, lembramos que são muitos os fatores que interferem na qualidade e legibilidade de uma etiqueta impressa por ribbon, em especial nos plásticos. O tipo de ribbon, a temperatura de impressão e velocidade, as condições da impressora, situação da cabeça de impressão, condições e qualidade do substrato. Acreditem que uma etiqueta presa no rolo de pressão/tração da impressora térmica gera muitos defeitos e falhas, basta retirar esta etiqueta e tudo volta ao normal.

Para auxiliar você a identificar e solucionar estes pequenos problemas, a PRINTEK organizou neste pequeno guia os mais comuns problemas relacionados a impressão térmica.

 
A PRINTEK ETIQUETAS E RÓTULOS LTDA, desenvolveu este pequeno guia para auxiliar seus clientes no uso dos recursos e reconhecimento de erros em impressão com equipamentos Zebra modelo S4M. Estes passos facilitam a solução de problemas e permitem melhor qualidade na impressão das etiquetas e rótulos fabricados pela PRINTEK.


O erro descrito abaixo é o famoso WARNING RIBBON IN! Mas o que é isso?
Muitos de nossos clientes, que possuem e utilizam as impressoras de marca Zebra modelo S4M (sucessora das Strip 600) já viu este erro no display da máquina.
Esta mensagem que aparece no display não impede o funcionamento da impressora, mas indica que a impressora esta com ribbon (o ribbon passa pela cabeça da impressora) e a impressora esta selecionada para impressão térmica direta (utilizando papel térmico e não transferência térmica com ribbon). Isto quer dizer que a máquina esta selecionada para imprimir sem ribbon e você tem ribbon na máquina. IMPORTANTE: A impressão sem ribbon só pode ocorrer quando você utiliza um papel especial chamado de papel térmico, que reage com o calor e define a imagem ou texto que quer escrever, lembram-se do FAX? Pois bem, este tipo de papel funciona como o papel de fax, não sendo necessário ribbon para “escrever” nele. Também é importante lembrar que os papéis térmicos possuem limitações em seu uso e aplicação por isso não são muito difundidos em aplicações de logísticas e controle de estoque onde precisa-se de longa vida das informações escritas na etiqueta.
Um dos erros comum é o ERRO DO ZPL
Este erro é comum em aplicações desenvolvidas por terceiros. É comum que nossa empresa utilize programas escritos por empresas que desenvolveram softwares de controle e ERP de nossa compania. Estes programadores, por algum motivo, podem ter confundido ao definirem os padrões e a formatação do arquivo que deve ir para a impressora. Para corrigir estes bugs (em linguagem de programação bug é uma falha ou erro), é necessário revisar o código fonte e buscar orientação no manual da impressora que traz uma lista completa dos comandos e sintaxe de seu uso.
Outro problema encontrado na impressão é quando utilizamos o software fornecido pela própria Zebra, o ERRO DO ZEBRADESIGNER.
Outra possibilidade de ocorrencia do erro citado é a configuração do tipo de mídia que por padrão para a S4M vem com térmico direto.
A imagem a seguir mostra como alterar o tipo de mídia no Aplicativo ZebraDesigner, para isso vá em: ARQUIVO->DEFINIÇÕES DA IMPRESSORA → CONFIGURAÇÃO AVANÇADA nesta caixa marque a opção transferência térmica. Use esta definição quando estiver usando Ribbon e use a configuração TÉRMICO DIRETO para quando estiver usando papel térmico.

 
Para saber mais sobre qual etiqueta ou rótulo e mais apropriado a sua aplicação, rotulagem, impressão térmica, entre em contato com a PRINTEK Etiquetas e Rótulos Ltda www.printek.com.br fone (27)3245.4566

 

SOLICITE HOJE MESMO UM REPRESENTANTE PRINTEK (27)3245.4566

BOLETIM TÉCNICO PRINTEK é uma iniciativa da Printek Etiquetas e rótulos ltda. Todos os direitos reservados, não é permitda a reprodução total ou parcial do texto e imagens sem a autorização. Desenvolvido por: Robson Yuri – Desenvolvimento de produtos e soluções para PRINTEK – dúvidas (27)9225.9138. yuri@printek.com.br

19 Comments

  1. Alexandre-Reply
    02/09/2013 at 11:23

    Explicação perfeita… Resolveu o meu problema. Obrigado!

    • printek-Reply
      22/10/2013 at 16:54

      Por nada, nós da Printek Etiquetas & Rótulos estamos prontos para oferecer o que há de melhor para suas soluções. Seja produzindo ou ensinando como resolver!

      Saudações.

  2. Franciele-Reply
    19/12/2013 at 15:42

    Quando a impressão esta com mal qualidade o que devo fazer, pois já aumentei a temperatura e nada adiantou?

    • 08/01/2014 at 14:43

      Olá Franciele,

      antes de qualquer atitude, verifique se o arquivo de origem da impressão está em alta qualidade, ou seja, com no mínimo 300dpi de resolução.

  3. Muimela-Reply
    26/12/2013 at 08:27

    tenho uma impressora zebra s4m, e quando a ligo ela imprime papel em branco por um longo tempo, e as vezes aparece este erro “WARNING RIBBON IN!” desde entao nao consigo usar a impressora, me ajudem

    • 08/01/2014 at 14:47

      Boa tarde Mulmeia,

      leia com atenção este trecho:

      O erro descrito abaixo é o famoso WARNING RIBBON IN! Mas o que é isso?
      Muitos de nossos clientes, que possuem e utilizam as impressoras de marca Zebra modelo S4M (sucessora das Strip 600) já viu este erro no display da máquina.
      Esta mensagem que aparece no display não impede o funcionamento da impressora, mas indica que a impressora esta com ribbon (o ribbon passa pela cabeça da impressora) e a impressora esta selecionada para impressão térmica direta (utilizando papel térmico e não transferência térmica com ribbon). Isto quer dizer que a máquina esta selecionada para imprimir sem ribbon e você tem ribbon na máquina. IMPORTANTE: A impressão sem ribbon só pode ocorrer quando você utiliza um papel especial chamado de papel térmico, que reage com o calor e define a imagem ou texto que quer escrever, lembram-se do FAX? Pois bem, este tipo de papel funciona como o papel de fax, não sendo necessário ribbon para “escrever” nele. Também é importante lembrar que os papéis térmicos possuem limitações em seu uso e aplicação por isso não são muito difundidos em aplicações de logísticas e controle de estoque onde precisa-se de longa vida das informações escritas na etiqueta.

      Caso ainda não consiga resolver o seu problema, entre em contato com um de nossos representantes, estamos a disposição para atendê-lo.

  4. adriano-Reply
    15/07/2014 at 09:27

    obrigado ajudou muito , parabéns !!

  5. José Carlos-Reply
    25/07/2014 at 16:27

    Tenho uma impressora Zebra S4M que está apresentando vários erros na impressão. 1- Ao imprimir uma sequência numérica, em certos momentos ela repete alguns números e depois “pula” outros. 2- Ao imprimir etiquetas repetidas, ela muda sozinha o tamanho da fonte.
    Caso acham interessante, me indiquem um endereço de e-mail para que eu possa enviar fotos das etiquetas impressas com erros.

    Desde já, sou muito grato!

  6. Rubens Marques-Reply
    13/08/2014 at 18:46

    Por Gentileza, seria possivel me auxiliar em um problema:
    Tenho a Zebra S4M e estou tentando imprimir um tag de 35x60x3, já configurei da maneira correta de largura e altura, bem como linha e coluna, inclusive quando abre o desenho da etiqueta em branco para colocação do texto, apresenta na regua tudo normal, porem quando imprime, o texto encolhe no comprimento e nao vai ate o final, deixando de imprimir na area que chamamos de “picote”.
    Gostaria de saber se vcs tem alguma dica que possa resolver isso.
    Antecipadamente agradeço

  7. Deyvid-Reply
    20/01/2015 at 10:41

    Bom dia; tenho uma impressora S4M e trabalha com Ribbon, ela estava imprimindo normalmente porém depois de um período ela começou a apresentar falha na impressão do inicio da etiqueta mas somente no inicio, então gostaria de saber se tem alguma manutenção ou algum procedimento dentro dela que eu possa fazer que resolva este problema.

  8. welron rodrigues-Reply
    29/04/2015 at 14:20

    boa tarde.
    estou com um problema com a minha impressora, estou tentando imprimir mas no display fica dando dois tipos de erro, ( warning ribbon in ) e ( alert paper out ).
    já fis de tudo

  9. welron rodrigues-Reply
    29/04/2015 at 14:21

    boa tarde.
    estou com um problema com a minha impressora, estou tentando imprimir mas no display fica dando dois tipos de erro, ( warning ribbon in ) e ( alert paper out ).
    já fis tudo quanto é passo a passo que achei na internet mas n adiantou, alguem saberia me dizer o pq n consigo imprimir ?
    desde já agradeço.

  10. Luis Henrique Klein de Arruda-Reply
    08/06/2015 at 16:32

    Olá, e quanto às impressoras GC420t há alguma forma de imprimir em térmico direto nela sem utilizar Ribbon e com uma etiqueta diferente tipo uma etiqueta de patrimônio ?

  11. karina-Reply
    26/06/2015 at 17:50

    Minha Zebra S4M está com a mensagem “Warning Ribbon in”, está com a opção Térmico direto selecionada, e mesmo assim não imprime. Alguém pode me ajudar

  12. Paulo-Reply
    21/07/2015 at 21:02

    Tenho uma zebra s4m , com cabeça de 203 d.p.i comprei uma cabeça de 300 d.p.i e a resoluçao ficou pior o que faço

    • michel alberto (tecnico)-Reply
      20/08/2015 at 21:21

      Troque a cabeça de impressão por uma correta de 203DPI, QUALQUER DUVIDA CONTATE UM TECNICO.

Leave A Comment